quarta-feira, 24 de setembro de 2008

República dos Cambotas

Desde que criei este blog, para exorcizar todos os meus medos relacionados às cirurgias que enfrentarei, tenho recebido inúmeros emails de pessoas que enfrentam o mesmo problema. São portadores de joelhos geno varo (genu varum). Ou seja, eles também têm as pernas arqueadas dos joelhos aos tornozelos. Há, também, as pessoas que me localizam pelo Orkut, nas comunidades relacionadas a joelhos.
Enfim, o meu problema é mais comum do que eu imaginava. Então, para os "cambotas" de plantão, segue o meu breve manual de sobrevivência para um cambota em rota de cirurgia:
- Se começar a ouvir estalos, seguidos de dor, nos joelhos quando corre/sobe ou desce uma ladeira/usa uma escada, não espere: procure um bom ortopedista. Dê preferência, sempre, aos especialistas em joelhos.
- Se já estiver em estado mais avançado, como um início de artrose, existe a possibilidade de fazer a osteotomia valgizante de tíbia (fiz a primeira. Falta a segunda).
- A cirurgia leva de duas a três horas. As dores só surgem um dia depois.
- Só a morfina ajuda nas primeiras 72h. Parece que a placa está comendo a tíbia. É uma dor profunda, quase insuportável.
- A dor mais forte passa. Mas surgem as dores menores.
- Na verdade, você vai conviver com algum tipo de dor por muito tempo. Dói a perna, dói o tornozelo, o calcanhar...cada um num tempo diferente. Até acostuma com as dores.
- Ah! E também não vai sentir a parte da perna operada por longos meses. Eu, após dois meses da primeira cirurgia, ainda não a sinto muito bem quando passo a mão sobre ela. É como se tivesse algo por dentro. E tem.
- Depois que os pontos secam, em até 15 dias, as coisas melhoram um pouco.
- É preciso ter paciência, muita paciência. Você vai depender de alguém, sim, nas primeiras semanas.
- As bengalas se tornarão suas melhores amigas. Pode ir treinando. Elas ficarão por longos meses ao seu lado.
- Então, boa sorte!!!

Nenhum comentário: