quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vai chover...

Eu costumava duvidar do meu avô materno quando ele dizia que "o tempo estava para chuva". Geralmente, vô Dario baseava-se numa dorzinha no joelho ou no cotovelo (até hoje não sei o motivo). Como eu era criança, não ficava cuidando para ver os erros e os acertos daquelas previsões meteorológicas caseiras.
Só agora, quase 18 anos após o falecimento do vô Dario, é que dou razão ao que ele já dizia com convicção naquela época. Tenho acertado tantas previsões de chuva após as cirurgias nas tíbias que posso afirmar: vovô estava certo.
Na perna esquerda, eu sinto como se estivessem rasgando os pontos da cirurgia. Na perna direita, a sensação é tão ruim que quase se torna inexplicável. O joelho fica pesado e sinto como se alguém estivesse enfiando uma broca na placa.
O pior é que as dores começam até 24h antes da chuva. E as sensações são quase sempre iguais. Logo após os primeiros pingos, a dor acaba e tudo volta ao normal.
Meu médico já me disse que alguns pacientes sentem isso por, pelo menos, um ano. Outros enfrentam por toda a vida e acabam se acostumando com as sensações. Prefiro o primeiro grupo.
Hoje, mais uma vez, acertei a previsão. O dia estava ensolarado, o céu azul. Mas acordei com a previsão da chuva nas pernas. Até para fazer fisioterapia foi mais difícil. O engraçado é que outros pacientes na clínica também estavam sentindo dores estranhas e eu só dizia: "- Vai chover. É o tempo para chuva."
E acertei. A chuva chegou na minha cidade por volta das 21h. E as dores cessaram no mesmo instante que a primeira gota caiu sobre a terra :)

4 comentários:

Tania disse...

Hi thanks for your visit at my Belgium blog!

Wander Motta disse...

Oi, o pessoal da "antiga" são grandes em suas sabedorias que acumulam durante suas jornadas... Parabéns pelo texto. Vim retribuir a visita ao meu blog e estou gostando muito dos seus textos.

Aline C. disse...

Tania, thanks for your visit too :)

Wander, muito obrigada pelo elogio. Tento passar um pouquinho do que estou sentindo no momento. Tentando melhorar sempre :) Valeu pelas visitas! Um abraço

Anônimo disse...

Eu Eliana:tenho essa dor horrivel na perna esquerda,quando o tempo muda parece que estou com dor de dente na perna,posso estar dormindo,acordo e logo vem a chuva,mas já notei que é só no verão,ojoelho parece que vai sair do lugar e de repente chove e tudo passa,ano retrasado fiz acumpultura e por incrivel que pareça passei um verão sem dor,(a acumpulturista disse ter fechado o canal da umidade)esse ano voltou,e resolvi procuar na nete e aqui estou postando meu drama.quero melhorar não aguento mais ter dores,recentemente fiz exames reumatológicos e aguardo resultado,se decobrir postarei,bjs