sábado, 3 de janeiro de 2009

Recuperação: fotos dos meus três momentos

Estou me recuperando da segunda cirurgia (desta vez, na perna direita), realizada em 19 de novembro. Mas decidi fazer uma única foto (acima), mesmo com a perna ainda inchada, juntando os três momentos da recuperação.
Para quem me pergunta sobre o processo, abaixo um resumo do problema e da solução:
- Eu nasci com joelhos geno varo (pernas cambotas).
- Desde a infância comecei a sofrer desgastes na cartilagem dos joelhos e nos ligamentos.
- Como as tíbias eram tortas o peso do corpo ficava mal distribuído sobre as pernas.
- Com o tempo, quando a cartilagem estivesse totalmente comprometida, eu começaria a sofrer desgaste ósseo.
- Após diversos tratamentos e uma artroscopia nos joelhos, a última alternativa foi modificar as tíbias (osteotomia valgizante de adição de tíbia) - alinhando corretamente elas e os joelhos.
- Para cada cirurgia foi retirado um pedaço do osso do iliaco.
- Foi feito um corte na tíbia em formato de V (chamado valgo). Antes do enxerto, o grau de correção clínica foi avaliado com meu o pé apoiado contra o abdomen do cirurgião. Depois foi enxertado o osso do ilíaco (já triturado) no local.
- Colocou-se uma placa de titânio com dois parafusos para "colar" o osso.
- No total, foram seis doloridas cirurgias (2 osteotomias, 2 artroscopias e duas retiradas de enxerto), divididas em duas etapas.
- A recuperação pediu repouso absoluto por 30 dias (com imobilização total na perna), sem colocar o pé no chão.
- Depois, apoio parcial com muletas a partir de 45 dias.
- Cerca de 90 dias depois, fui liberada para caminhar sem apoio na primeira perna.
- Na primeira perna, comecei a fisioterapia após 47 dias. Na segunda, iniciei os exercícios logo após a cirurgia (porém, tive um estiramento muscular).
- Neste momento, estou na fase de apoio parcial da segunda perna.
- Paciência e determinação são essenciais para passar por todo o processo.
Mais informações, clique aqui.

46 comentários:

pat disse...

Hi, I'm Pat from Italy.
Thank you for your visit.
Come back to my blog again I'am very happy!!!
Cheers Pat

Karin disse...

Nossa Aline tava pensando aqui com os meus botões. Eu te conheço há, mais ou menos, 9 anos e nas oportunidades que tive de ter ver pessoalmente, por causa da pequena/grande distância que no separa, eu nunca tinha percebido que suas pernas eram "cambotas". Mas vendo as fotos realmente entendi a cirurgia e o tratamento longo e doloroso que vc vem passando!
Bom, vc já sabe que torço por você e tenho tido a oportunidade de confirmar algo que eu já sabia há muito tempo: que vc é batalhadora!

CookieSS for you! (hahahha, temos nosso próprio significado, né?)

|o|

Download disse...

Ola

Venho acompanhando seu blog por um tempo, e tenho o mesmo problema que você tinha, fico muito feliz em saber que a cirurgia deu certo ^^ e boa sorte na recuperação...

Mas no meu caso visitei 2 ortopedistas, eles não recomendaram a cirurgia, mas o meu joelho dói muito quando pratico esportes ou faço caminhadas, existe alguma limitação pós cirurgia? eu digo, você vai conseguir praticar esportes, correr ou algo que exija um pouco mais do joelho?

Essas são minhas preocupações, tenho 17 anos e como você, não me preocupo tanto com a parte estética, mas a dor ja ta começando a atrapalhar muito o meu dia-a-dia!

Aline C. disse...

Hello Pat! Thank you too :)
Karin, muito obrigada pela mensagem de carinho.
Higor, agradeço imensamente a tua mensagem e as visitas ao blog. Olha só, te respondi por email sobre as tuas dúvidas.

Michele disse...

I hope you get well... I am glad the surgery is going good.
~Michele~
Mountain Retreat-Canada

Unknown disse...

Aline, é impressionante a diferença! Que bom que tudo tá dando certo.

Unknown disse...

oii, nossa tenho o mesmo problema, por favor qual foi o hospital onde vc fez a cirurgia. seja muito feliz!!!

Anônimo disse...

Oi, tenho o mesmo problema que o seu. sofro muito com isto.Qual o Hospital? Estado?Fone? quero saber de tudo pois pretendo fazer a cirugia.

Anônimo disse...

oi aline, me chamo vanessa tenho 21 e tenho as pernas tortas, sempre foi muito dificil pra mim, pois é grande o numero de piadas que fazem com agente, porem esse lado ja aprendi a superar, ultimamente minha familia tem pensado na possibilidade de eu fazer a cirurgia, porem tenho muito medo, de nao de certo ou de ficar com alguma sequela grave, gostaria que me indicasse algum site que fala sobre a cirurgia e me auxiliasse de possivel.
obrigado ... Vanessa

Aline C. disse...

Olá, pessoal que continua me escrevendo mesmo com o cancelamento do blog. Olha só, eu me operei no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com o ortopedista Roberto Ruthner. Ele é especialista em joelho.
Para quem quiser me contatar para maiores informações, pode me enviar um email alinix@yahoo.com.br .
Muito obrigada por continuarem visitando o blog :)

Unknown disse...

Ola Aline.Tenho 24 anos e tenho as pernas cambotas desde pequeno.Além da questão estética sinto dores nos joelhos a algum tempo.
Gostaria de saberse após estas cirurgias a pessoa volta a praticar esportes, inclusive os que tenham impacto. E seu investimento financeiro.
Ok. Aguardo retorno .Boa sorte! Vai dar tudo certo!

Aline C. disse...

Marcelo, se tu tiveres mais dúvidas, me envia o teu email que eu te respondo. O meu é alinix@yahoo.com.br.

Mas, rapidamente, eu ainda não posso fazer nada de impacto. Estou começando a correr na esteira. A princípio, não poderei ficar muito tempo abaixada (mas já consigo me abaixar), tbm não poderei mais jogar futebol e fazer jump(eu já sabia disso). Mas poderei voltar a correr com o passar do tempo.
O importante é manter o reforço muscular, já que eu não era atleta. Diz o médico que os atletas conseguem voltar aos exercícios de impacto pq têm a musculatura trabalhada.
Sobre o investimento: não gastei nada na cirurgia pq o convênio da minha empresa pagou cada centavo. As duas custaram cerca de R$ 30mil.
Eu paguei mais de R$ 2 mil em fisioterapias, e mais uma boa grana em remédios caros, táxis, gasolina pro carro, curativos, muletas, aluguel de cadeira de rodas, entre outras coisas. Mas faria tudo novamente :)

Um abraço.

Suh Redman disse...

Oiie Aline, eu tbm tenho o mesmo problema que vc tinha (pernas cambotas) e ultimamente venho pesquisando sobre essa cirurgia. Queria sabe mais o menos quanto custa? é muito investimento?

agradeço se me responder :]
beijos, e Parabens pela realizaçao dessa cirurgia que nao deve ser facil neah .

meu blog é suhredman.blogspot.com
ou escreve por e-mail su_redman@hotmail.com

:*

Unknown disse...

oi aline sou fran tenho 16 anos e estou prestes a passar por um processo cirurgico na perna direita de osteotomia so q n colocarei nda d titaneo so cortarei minha tibia + estou com muito medo d da algo errado queria sabre se doi muito?

Aline C. disse...

Francisca, se quiser me enviar um email, sem problemas.
Olha só, no meu caso, não vou mentir, doeu sim pq eu tinha um corpo estranho no meu osso (o titanio) que estava começando a se adaptar. Mas como são casos diferentes, não sei como será a tua situação.
De qualquer forma, a dor é quase nada perto de todas as coisas boas que podemos fazer após a RECUPERAÇÃO.

Então, muito boa sorte prá ti! Bju grande :)

Anônimo disse...

Olá Aline, passei por um procedimento de osteotomia na perna esquerda recentemente, cerca de duas semanas, fiquei com o joelho imobilizado por uma semana e meia, atualmente faço exercicios leves de fisioterapia, ja recuperei quase a mobilidade total do joelho que se enrijeceu por causa da cirurgia, as dores estao diminuindo gradativamente. Nao sei muito sobre a vida pós cirurgia, as restriçoes em relação à esportes e exercicios fisicos mais "pesados" é temporaria? se for, quanto tempo?

Unknown disse...

Oi, Aline!
Tava pesquisando sobre osteotmia e achei o seu blog... Vinte dias atrás tbm fiz uma na tíbia direita. Suas informações são bem úteis para comparação com quem já fez, muito legal. Boa recuperação para a gente!
Bjo!
AlvaroF.

Unknown disse...

Oi, Aline! De novo!
Vejo q há pessoas com medo e dúlvidas sobre a cirúrgia...Como já fiz a minha, devo dizer a quem interesar que ela é muito eficiente e corrigi totalmente a deformidade, no meu caso, a dor foi suportável, tbm usei analgésico Tylex; tenho 3 semanas de operado e a última revisão com o médico, esta tudo bem (radiografia), também coloquei titânio, placa e pinos, começarei a fisioterapia prox semana e só poderei andar com 90 dias. Se alguém quiser alguma informação o email é alvarof@oi.com.br. Sou de Salvador. Fui operado pelo Dr Augusto Azi, no Insbot.
Álvaro.

Anônimo disse...

oi aline, adorei o seu blog
tambem tenho joelho varo
e separados 5 cm.
gostaria de saber se e possivel
operar os dois joelhos?
um abraco e boa recuparacao.

Anônimo disse...

Olá Aline meu nome é Shayane, e tenho muito interesse em saber o nome do seu médico...por favor passa todas as informações...isso é muito impotantante para mim...parabens e Obrigada.
e-mail chayne.vieira@hotmail.com

Aline disse...

Olá Aline também se chamo Aline, quero te parabenizar pela a recuperação rapida e pela a sua coragem e determinasão, também quero saber se naum existe essi tratamento gratis? e se também tem no Brasil? favor responder pelo email, Bjs..

Anônimo disse...

ola meu nome é fernando,tambem fiz cirugia para correçao da tibia em decorrencia de uma fratura mal acompanhada por meus medicos.
vc ficou com suas pernas otimas parabens.

Anônimo disse...

Oi Alice...tudo bem?
Infelizmente também sofro do mesmo problema...são piadas, e muitas privações para evitar piadas.
Gostaria de saber se esse procedimento deixa alguma cicatriz muito evidente, ou é algo bem discreto?
Abraços.

Unknown disse...

Oi me chamo Wilson tenho 24 anos, tenho o mesmo problema que o seu.As perbas em forma de alicates, sofro muito com isto.Qual o Hospital? Estado?Fone? quero saber de tudo pois pretendo fazer a cirugia. Obrigado.

Anônimo disse...

ola aline tenho um problrma parecido com o seu preciso de sua ajuda !!! manda seu email preciso mandar fotos e tirar umas duvidas com vc ! welezyn@hotmail.com

Adriana disse...

Olá Aline me chamo Adriana e tenho o mesmo problema q vc,soube desta cirurgia e confesso q fiquei muito feliz em saber q pode haver uma esperança.Gostaria de saber o nome do hospital,local onde vc fez os procedimentos.Boa recuperação.

Cristiano R Candido disse...

Olá. Tenho o mesmo problema, mas é ao contrário, devido à obesidade. A famosa perna em X. Isso não me incomoda tanto, mas esteticamente acho feio. Vc sofreu muito para mexer? Doeu muito? Não sinto dor, mas um dia se puder penso em mexer.

Anônimo disse...

Aline tbm tive um probleminha com minhas pernas. bom, eu tenho um probleminha de coluna(escoliose), devido a isso o médico olho as minhas pernas, entao ele viu que uma de minhas pernas eram um pouquinho tortas,. Então ele falo que eu precisava de fazer uma cirurgia para botar parafusos na perna(quando ele falo que eu tinha que fazer uma cirurgia fiquei muito triste, pq eu ja tinha passado por umas 3, mas ao mesmo tempo fiquei feiz, pq o SENHOR estava comigo, ele nao ia me deixar só. Bom, meus pais marcaram a minha cirurgia, fiz, deu tudo certo graças a DEUS. depois tive que ficar de repouso por alguns dias, mais devido a esse meu repouso, minhas pernas ficaram paradas eu nao conseguia dobrar-las, depois disso tive que fazer algumas sessoes de fisioterapia. E hj graças a DEUS está tudo certo.
Mas antes o medico disse: que era uma cirurgia simples (falei com os meus pais que nao queria , pq nenhuma cirurgia é simples!).mas correu tudo certo.
Mas hoje li o que vc passo, MAS TENHO QUE DIZER QUE VC É UMA BATALHADORA QUE O SENHOR CONTINUE A TE ABENÇOAR GRANDEMENTE!!!

rosemeire disse...

oi aline eu tambem tenho a perna torta mas o meu proble e que parece que nao tenho a batata da perna, é horrivel nao posso usar saia e nem bermuda e nem vestido pos tenho vergonha e salto nem pensar. Eu nao sabia que existia pessoas com o mesmo pproblema que eu. sei que vou conviber com isso pro resto da vida pois nao tenho dinheiro para pagar uma cirurgia mas, fiquei feliz por voce, quando puder tecla comigo no meu msn: bierose@hotmail.com beijao e fica com deus

danniel disse...

eu tambem tenho pernas tortas so que no meu caso parece que nao tenho a batata da perna. Eu nunca falei sobre isso com ninguem tenho vergonha e o pior e nao poder usar saia, shorte ou vestido e com salto nem pensar. nunca que eu vou ter condiçoes de fazer uma cirurgiaas, fiquei feliz por vc um beijao e fica com deus. tecla comigo no msn: bierose@hotmail.com

danniel disse...

MEU NOME E ROSE E OMEU PROBLEMA E NA BATATA DA PERNA VC PODE PESQUISAR PRA MIM COMO SERIA O PROCEDIMENTO NO MEU CASO E SERA QUE O MEU PLANO EMPRESA ARCARIA COM A DESPESA BEJAO

Thalita Denise Cassemiro disse...

Ei sou Thalita...tenho ainda este problema...queria saber quanto custou...pq ja deu pra perceber que o desgaste da recuperação é bem grande...e queria saber como é pra vc ser agora igual a todo mundo...querendo ou não o preconseito é bem grande...até hj ouso chacotas a esse respeito.

Ana Tereza disse...

Oi Aline, meu nome é Diogo, sou de Natal/RN, minha cirurgia de osteotomia ta marcada para o dia 11de abril. Gostaria de saber como vc está! Vc acha que o custo benefício desse processo longo e doloroso valeu a pena? Seus joelhos ainda doem? Obrigado pelas informações do seu blog!

Anônimo disse...

Ola, Aline
é eu tenho 16 anos e tenho o mesmo problema que você tinha, tenho pernas tortas(Cambota), e Estou sofrendo com ela, por que até hoje não consegui ter um relacionamento por causa das minhas pernas tortas...
sou muito "ZUADO" na minha Escola por causa delas, As pessoas ficam tentando me imitar Andando e fico muito constrangido!
E eu também gostaria de saber se quando você vai praticar esporte você sente Alguma Dor no Joelho?
e se tem algum tratamento alternativo para tratar a perna cambota?...

Vanessa Kristine disse...

Boa noite Aline, meu nome é Vanessa e sofro deste mesmo mal... evito usar sorts e saia p não sofrer gozações, mas... não adianta muito! Parabéns e felicidades...
anh... se possível... quanto mais ou menos fica uma cirurgia como a sua?? meu imal: kristinelage@gmail.com

diego disse...

Oie aline meu nome é diego ....
tenho o memso problemas as famosas pernas combotas ...
queria saber qaul é o valor da cirrugia que vc pagou foi das duas pernas?
muuito obrigado aguardo sua resposta ...
diegomalesky@hotmail.com
abraço

Mendes disse...

Aline,
Eu fiz a mesma cirurgia na perna esquerda e aguardo os seis meses de carência para operar a outra. O médico disse que só deveria por 30% do peso na perna por isso uso muletas canadenses, contudo as vezes ando pela casa sem elas porque usar as muletas a todo tempo é desgastante. Vou fazer uma averiguaçao semanas que vem (50 dias de pós-operatório) para ver se esta tudo bem, mas praticamente sei que esta porque nao sinto dores. Gostaria de saber se você conhece alguem que teve uma recuperação precoce como a minha, porque só ouço relatos de que o tempo mínimo para começar a andar foi de 2 a 3 meses.

CLEIDE disse...

olá alina
sofro desse mal tb,
já fui e ainda sou miuto humilhada por causa disso. tenho 31 anos e um grande desgosto poa ter pernas totas.sou muito infeliz por causa do meu problema.gostaria q vc me informasse mais sobre a cirurgia pelo amor de DEUS.

Jovem disse...

Aline prazer meu nome eh abraão,gostaria de pedir ki vc me adc no msn para me tirar umas duvidas.tenhu 18 anos i to kase pirando com essas pernas tortinhas ! pf me adc ! abraçaum bju.
email: abraaoogaiato@hotmail.com

Anônimo disse...

ola pessoal.Eu sofri muito tempo com complexo de minhas pernas tortas.Eu era motivo de chacota o que me deprimia muito,so usava saias longas e calca folgada.A um ano atras eu soube que cirurgia para consertar pernas tortas sao muito comum na Russia eles sao os pioneiros.E o melhor e que uma cirurgia la sai mais barato do que fazer no Brasil.Hoje sou uma pessoa feliz,minhas pernas ficaram lindas!!!Se alguem quizer mais informacoes terei o maior prezer em ajudalos meu email e mary.salles@yahoo.com

Mary disse...

ola pessoal.Eu sofri muito tempo com complexo de minhas pernas tortas.Eu era motivo de chacota o que me deprimia muito,so usava saias longas e calca folgada.A um ano atras eu soube que cirurgia para consertar pernas tortas sao muito comum na Russia eles sao os pioneiros.E o melhor e que uma cirurgia la sai mais barato do que fazer no Brasil.Hoje sou uma pessoa feliz,minhas pernas ficaram lindas!!!Se alguem quizer mais informacoes terei o maior prezer em ajudalos meu email e mary.salles@yahoo.com

Anônimo disse...

Olá Aline,tenho 13 anos e tenho minhas pernas cambotas,ultimamente aprendi a andar sobre uma fita métrica para me ajudar a andar corretamente.com 11 anos sentia muitas dores nas pernas,fui ao médico mais me apenas informou que era dor de crescimento.hoje essas dores não apareçem,inclusive não tenho dores no joelho.minhas pernas são como a segunda foto do seu tratamento,tenho um pouco de medo em relação a cirurgia,já conversei com meus pais sobre isso e nada até agora,tenho muita vergonha de andar na rua,ou na escola,mais quando ando,imagino uma fita métrica na minha mente e ando sobre ela,isso me ajuda,mais tenho medo que algo no futuro possa aconteçer,voçê me aconselha faser essa cirurgia e fisiotérapia?
Obrigado

Anônimo disse...

oi aline eu tenho o msm problema q vc tinha,é muito triste ser assim tenho vergonha de usar shortes curtos,minissaias,vestidos so uso + calças,eu queria saber se existe algum tratamento sem ser a cirurgia


meu e-mail é jaynne1996@hotmail.com

Anônimo disse...

aline gostaria de tc com vc por email vc poderia mandar um email para mim com mais informações sobre a sirurgia meu email é thiagodbpereira@hotmail.com...
conto com sua ajuda

Anônimo disse...

Parabéns Aline! tu é muito corajosa mesmo...tenho o mesmo problema, porém não tenho essa coragem parabéns o resultado foi muito bom!!!!

Anônimo disse...

Oii queria conhecer mais da sua história e dessa cirurgia.