segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Devorei!

Dois dias foram suficientes para devorar as 422 páginas de O Olho da Rua, terceiro livro da jornalista gaúcha Eliane Brum. Na obra, dez reportagens feitas pela repórter especial da revista Época - publicadas nos últimos oito anos.
Com um baita prefácio de Caco Barcellos, o livro mostra todo o talento e a poesia de Eliane (com quem tive a honra de trabalhar em ZH na época em que eu ainda era estudante de Jornalismo). Sem contar que a obra tem um atrativo extra: textos inéditos da jornalista sobre os bastidores de cada história. Jornalismo de verdade!
Eliane pertence a um grupo de repórteres que considero em extinção: os "Pé no Barro". São aqueles profissionais que não escrevem matérias atarraxados nas cadeiras da redação. Eles preferem mergulhar na vida dos menos afortunados e extrair as histórias de onde elas estão: da rua. E eu, com muito orgulho, faço parte deste time (e quero permanecer nele).
Abaixo, algumas frases retiradas da apresentação do livro e que lembram muito o que penso sobre eu mesma e sobre a minha profissão:
* "Não sei muito sobre mim mesma... ... Mas se tenho alguma certeza é a de que sou repórter."
* "Meu ofício é encontrar o que torna a vida possível apesar de tudo, a delicadeza na brutalidade do cotidiano, a vida na morte."
* "Sou alguém que tenta viver duvidando o tempo todo das certezas, das minhas e das alheias. E por isso estou sempre em carne viva."

Nenhum comentário: