domingo, 26 de abril de 2009

Are Baba!


As novelas da Rede Globo, principalmente aquelas do horário nobre, costumam lançar moda nas ruas: a roupa de uma personagem, o corte de cabelo de outro, uma frase repetida inúmeras vezes por capítulo. E sempre tem alguém para imitar por aí.
Caminho das Índias, aquela que atualmente passa às 21h na Rede Globo, parece estar superando qualquer um dos exemplos acima. Como parte da história acontece na Índia, os termos em hindi usados na novela caíram no gosto do povo. Até a música de abertura (Beedi – do filme bollywoodiano Omkara – vídeo acima) está sendo tocada em algumas rádios e alguns acessórios indianos já são encontrados, até, nos vendedores ambulantes.
Ontem, tive o trabalho de contar quantas vezes o mesmo personagem falou Are Baba numa cena. Em dois minutos, ele repetiu o termo oito vezes. Aí, para minha surpresa, hoje, no ônibus, ouvi uma criança (de uns cinco anos) repetindo o mesmo Are Baba.
Se isso é bom ou ruim, quem sou eu para avaliar.
Mas resolvi dar uma conferida no blog da autora da novela, Glória Perez (http://gloriafperez.blogspot.com). E lá tem vários termos (usados em cena)traduzidos para os leitores. Resolvi copiá-los e dividir com vocês. Achei algumas coisas curiosas.

Are Baba - é uma exclamação. Equivale a um "poxa!", "ô Deus", "não", "não brinca", "ah, não"
Arebaguandi - também no sentido de "ai meu Deus"! (quando se põe esse final "di", acrescenta-se um respeito maior à pessoa a quem você se dirige. Assim, arebaguandi é um "ô meu deus!” mais respeitoso ainda que o Baguan Kelie)
Atchá - expressão de satisfação
Atchatchatcha - expressão que traduz muita satisfação
Baguan Kelie - por Deus!, ô meu Deus!
Baldi ou Papa - pai
Djan - querido, amado
Firanghi - estrangeira
Mami ou Mamadi – mãe
Djan. Djan - vá, vá, vamos
Tchalô - vamos!
Tik he - tem o significado de “tudo bem”, que é usado até quando se quer concordar com algo
Tik tik - sim, sim
Ulu - pessoa estúpida, burra
Ulucapatá - o maior de todos os burros! "grande senhor dos burros", como traduzem os indianos

2 comentários:

Édnei Pedroso disse...

Ecomaledettoporcamisériacapisteévero...

Aline C. disse...

huahuhauhaua...me lembrou aquela novela chata que eu não lembro o nome, mas que tinha o Mateo e a Giuliana...baitas malas!