quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sou jornalista diplomada e ninguém mudará a minha história

A decisão do STF de derrubar a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, ocorrida hoje, foi um golpe duro em quem sempre sonhou ingressar numa faculdade e, por mérito, conseguir se tornar um bacharel em Comunicação Social, especializado em Jornalismo. Este é o meu caso.

Me dá náuseas ouvir a justificativa do presidente do STF, Gilmar Mendes. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.”

Se fosse assim, "Doutor Gilmar Mendes", a profissão de advogado também não poderia existir e o diploma de Direito deveria deixar de ser exigido.

No próximo ano, completarei dez anos como jornalista diplomada. E me orgulho muito de ter conquistado, após muita luta, o meu diploma. A minha história, Doutor Gilmar Mendes, o STF não conseguirá apagar.

Para saber mais sobre a decisão, clique aqui.

3 comentários:

Édnei Pedroso disse...

Desculpa, prima, mas vou dizer aqui o que não pude dizer no meu blog (por questão de estrutura do texto): vcs jornalistas têm patrõezinhos bem calhordas, hein? Enquanto as empresas de verdade buscam por colaboradores com know-how, os sindicatos dos meios de massa protocolam um absurdo desses.

Isso é uma vergonha! Pura e simples.

Aline C. disse...

Cara, é por isso que até hoje não fiz carteira de jornalista e não sou associada a nenhum sindicato. Nunca pude concorrer, por exemplo, ao prêmio ARI.
Só pago a tal grana anual que eles descontam. Bando de vagabundos.
Mas o único sindicato que realmente entrou com este pedido foi o de rádio e tv de Sampa. Os demais não queriam a queda do diploma.
Fiquei bem chateada com esta situação toda e com as desculpas daquele FDP do Gilmar Mendes. As justificativas pífias daquele bastardo me enojam até agora.

Anônimo disse...

Obrigado pela grande informação! Eu não teria descoberto este o contrário!