domingo, 14 de junho de 2009

A notícia está na rua

O texto abaixo foi publicado, neste final de semana, na Carta da Redação do jornal para o qual trabalho. Nele, o editor-adjunto Claiton Magalhães fala sobre uma matéria minha, em parceria com o fotógrafo Marcelo Oliveira (publiquei o texto aqui ontem, tá mais abaixo). Concordo com tudo o que ele escreveu e quero dividir com vocês.

A notícia está na rua
Repórter tem de estar na rua. Esse velho mandamento do jornalismo tem de ser seguido à risca por qualquer Redação. Mas, afinal, por que isso? Porque é lá, e entenda-se aqui rua como condomínio, avenida, praça, shows, plenários de sessões políticas etc., que as coisas acontecem.

Veja só o exemplo encontrado em uma das andanças da nossa equipe. Aqui abro parênteses para dar a você, caro leitor, a seguinte informação: o Diário tem cinco carros que percorrem, por dia, uma média de 200km cada. Veja bem, dá para fazer o trajeto de ida e volta a Florianópolis com a quilometragem somada de todos os veículos.

Pois bem, em uma dessas peregrinações, a repórter Aline Custódio e o fotógrafo Marcelo Oliveira flagraram uma cena incomum. Um costureiro instalou seu ateliê à beira da RS-118. Na aridez do asfalto, ele toca a vida em uma profissão que exige destreza e concentração.

Quando, fechado em frente a um computador, um repórter poderia brindar o leitor com uma matéria assim? Nem que fossem um Jorge Amado, um Guimarães Rosa (grandes escritores
nacionais) os repórteres teriam imaginação para traçar um momento tão peculiar e real no cotidiano de um trabalhador brasileiro.

Portanto, estamos aí, pelas ruas. A qualquer momento, você pode ver uma viatura do jornal navegando em busca da notícia. E, para finalizar, mando um abraço aos timoneiros Wagner, Paulo Henrique, Luís Antônio e Pablo, os motoristas do Diário Gaúcho, responsáveis por conduzir a reportagem na árdua luta para garantir a informação.

Claiton Magalhães
Editor-adjunto

Nenhum comentário: