sábado, 31 de janeiro de 2009

Mais um prêmio :)

Começo o meu final de semana com mais um presente do meu amigo blogueiro - e norte-americano - David Funk, do blog Basic Bloganomics: outro prêmio ao No Mundo da Aline.
Me sinto honrada. David, muito obrigada pela lembrança e pelas lindas palavras com as quais você justificou no seu blog o motivo pelo qual me indicou ao prêmio :)
Este prêmio é apresentado ao blogueiros que se encaixarem nas seguintes condições:
1. O blog manifesta atitude exemplar, respeitando as diferentes culturas e crenças.
2. O blog tem conteúdo inspirador, se esforça para incentivar e oferece soluções.
3. O blog promove uma melhor compreensão sobre a vida social, política, econômica, as Artes, Cultura e Ciências e crenças.
4. O blog é refrescante e criativo.
5. O blog promove amizade e pensamento positivo.

O blog que receber este prêmio deve executar os seguintes passos:
1. Criar um post com uma referência e link para a pessoa que apresentou a Noblesse oblige Award.
2. O prêmio deve ser exibido no post.
3. Escrever um pequeno artigo sobre o que o blog foi conseguido até agora - de preferência citando um ou mais blogs a apoiar.


Eu indico o blog Por Entre Letras, do meu amigo blogueiro Marcos Miorinni, que distribui conhecimento aos leitores e que a cada novo post consegue transmitir uma mensagem positiva.

The show must go on :)

Então, eu deveria terminar este blog após ter sido liberada pelo médico para caminhar sem nenhum apoio (muletas, bengalas). O post anterior deveria ser o último desta jornada de sete meses após duas cirurgias para correção das minhas pernas. Alguns já me perguntaram se é o fim dele.
Não será!
Eu continuarei com o blog enquanto tiver leitores. Comecei ele como uma forma de desabafar todos os sentimentos que afloravam enquanto eu vivia este momento de mudança na minha vida. Porém, foi por meio do blog que descobri um novo mundo. Na verdade, era um mundo do qual eu já tinha conhecimento, mas pouco havia explorado.
Esta coisa toda chamada Internet está na minha vida há dez anos, mas foi o blog quem me ampliou os horizontes e me fez conhecer pessoas amáveis, inteligentes e dispostas a trocar experiências via mundo virtual. São blogueiros de todas as partes do Brasil e do mundo, de locais que eu só ouvia falar pelos jornais ou pela televisão: Indonésia, Malásia, Ilhas Maldivas, Estados Unidos, Noruega, Finlândia, Canadá, Emirados Árabes, Índia e outros tantos.
E isso ninguém me deu. Conquistei aos pouquinhos, dividindo as minhas dores, os meus amores e meus sentimentos em poucas linhas.
Chega de blá-blá-blá; vamos ao trabalho! Afinal, the show must go on :)
Este blog continuará sendo o meu "diário virtual". Sem um tema específico. Apenas o local onde poderei compartilhar com todos um pouco da minha vida. Afinal, ainda não estou 100% recuperada das cirurgias. Continuarei contando sobre a minha recuperação.
Em março, talvez, eu crie um novo blog. Já estou com esta ideia martelando na minha cabeça há algum tempo. Este sim, terá um tema específico. Aguardem :)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

I'm free!!!

Finalmente, o médico Roberto Ruthner me liberou ontem, no final da tarde, dos meus braços de metal. Adeus muletas!!!
Ainda estou mancando, só consigo descer uma escada colocando os dois pés no mesmo degrau e tenho dores atrás das pernas por falta de força (de músculos mesmo). Mas são coisas que recuperarei com o passar dos dias, das semanas, dos meses. O gelo acompanhará os meus joelhos enquanto eles incharem (geralmente, após uma movimentação maior). Nem isso afasta a minha felicidade de poder fazer planos, de imaginar um futuro cheio de possibilidades. Adoro isso!
Ah! Obrigada a todos que passaram e que ainda passam por aqui deixando suas mensagens. Isso, sem dúvida, ajudou e continuará ajudando na minha plena recuperação.
- Acima, uma fotinho feita pela mammy para celebrar a data (Tita, minha sobrinha de 11 anos e minha fotógrafa oficial de todas as etapas, está viajando).
- Abaixo, divido com vocês a música Amanhã, composta e cantada por Guilherme Arantes. Sempre gostei da letra e ela se encaixa perfeitamente com este meu momento :)

Amanhã!
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã!
Redobrada a força
Prá cima que não cessa
Há de vingar
Amanhã!
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro rei vai brilhar
Amanhã!
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar!
Há de imperar!
Amanhã!
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Existe e é prá vicejar
Amanhã!
Apesar de hoje
Será a estrada que surge
Prá se trilhar
Amanhã!
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar
Amanhã!
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno!
Será pleno!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

205 dias depois...

Hoje, completo 205 dias da minha primeira cirurgia (perna esquerda) e 70 dias da segunda (perna direita). Acima, um mix de fotos de todo este período. Para quem está lendo o blog pela primeira vez, fiz duas osteotomia valgizante de tíbia.
Meu médico deve me ligar, ainda hoje, para liberar em definitivo as bengalas. Estou na contagem dos minutos para isso :)
Muita coisa mudou nestes quase sete meses. Conheci novos amigos no blog, no hospital e na fisioterapia (a maioria deles, enfrentando problemas parecidos com os meus), me conheci um pouco mais e, até, aprendi mais sobre diferentes medicamentos...rsrsrs
Na lista dos meus remédios mais requisitados estão: Voltaren, Voltaflan, Ultraset, Novalgina, Tylenol, Paracetamol, Dôrico, Cefalexina, Codeína, Hirudoid, Timasen e o gel salvador Diclofenaco Dietilamônio (que uso para massagear os músculos retraídos).
Ainda ontem, a pedido de uma jovem do Paraná que também tem as pernas geno varo e pretende fazer as cirurgias de correção, tentei calcular o que já gastei em dinheiro só para a minha recuperação. Pois, como se não bastassem todos os medicamentos, ainda fiz diversos curativos em casa e continuo desembolsando a grana para as sessões de fisioterapia (meu convênio tem me reembolsado parte do dinheiro). Até agora, foram 70 sessões no total. Porém, ultrapassarei a barreira das 100, tranquilamente.
Não é fácil, mas vale a pena todo o gasto – de dinheiro e de tempo. Quando olho para trás e vejo o que enfrentei desde julho de 2008, só me sinto mais forte para encarar os desafios que virão pela frente :)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Blog do Obama

Barack Obama criou o Blog da Casa Branca (imagem acima), mostrando que está totalmente ligado à Internet. Na campanha para a presidência, Obama já havia usado a web para atrair novos eleitores - principalmente, os mais jovens.
Agora, será por meio do site http://whitehouse.gov/blog/ que os internautas poderão acompanhar as decisões diárias do novo governo e a opinião de Obama sobre diferentes temas. A atualização é feita por assessores do presidente norte-americano.

Mais um selo! Oba!!!


Oba! Este selo veio do amigo blogueiro David Funk, do blog http://www.basicbloganomics.com/. Uhuu! Dois selos num único dia. Comemoração em dobro. Ainda mais para uma blogueira "verde" como eu, que tenta aprender a cada dia um pouco mais sobre este mundo virtual.
Então, segue o significado do prêmio: "O objetivo do Prêmio Dardos é reconhecer os valores que cada blogueiro utiliza para transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que demonstram sua criatividade através do pensamento que está vivo e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar afeto e gratidão por um trabalho que agrega valor à Web ".
As regras para receber o prêmio são:
1) Mostrar a imagem do selo;
2) Link para o blog no qual você recebeu a indicação;
3) Escolher 12 outros blogues a quem entregar o Prêmio Dardos.
4) E diga a todos, é claro!
Lu Bemfica
Daniel Marenco
Angel Utrera
Édnei Pedroso
Ivar Ivrig
John
Camila Saccomori
Valter Mense
Storyteller
Lara Lírica
Sandra
Contracena :)
Joshua

Meu primeiro selo :)


Acabo de receber o selo (o meu primeiro) acima do amigo blogueiro Marcos Miorinni, que possui três blogs. Entre eles, o http://porentreletras.blogspot.com/ (que eu adoro). Então, para manter o selo (que me lembrou uma novela global que nunca assisti) devo comentar sobre os sete pecados e indicar dois blogs.
1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora.
Estarei pecando se afirmar que nunca fiz isso.
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro.
Não quero ser rica. Só desejo ter o necessario para viver tranquilamente. Sem nenhum dinheiro não dá, né?
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa.
Sentimento pequeno, podre. Nem pensar. Tô fora!
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável.
Bah! Este é um pecado que estou tentar diminuir na minha vida. Não vale a pena viver cheia de ira.
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente.
Tô fora também!
6) Luxuria: apego aos prazeres carnais.
Difícil, né? Quem nunca cometeu este pecadinho, que atire a primeira pedra...rsrsrs
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.
Nossa! Acho que cometo este pecado todos os domingos pela manhã, inclusive no que eu preciso trabalhar.

Indico os blogs:
http://lubemfica.blogspot.com/ (De Tudo um Pouco)
http://sem666palavras.blogspot.com/ (Sem Meias Palavras)

domingo, 25 de janeiro de 2009

O meu favorito é: Slumdog Millionaire!


Em tempos de Oscar, terminei agora de assistir a mais um forte concorrente.
Qual brasileiro nunca deu uma espiadinha naquele programa que passava no SBT, apresentado pelo Silvio Santos, chamado Show do Milhão? Ou sonhou ganhar o "milhão" oferecido pelo "patrão" Silvio Santos?
Pois Slumdog Millionaire (trailer acima) - Quem quer ser um Milionário? - mostra uma história que gira em torno do tal programa em versão indiana. Dirigido por Danny Boyle (fantástico!), Slumdog conta a saga do jovem Jamal Malik, favelado da cidade de Mumbai, que participa do popular show.
O mais interessante é que cada resposta dada por Jamal baseia-se em fatos vividos por ele ao longo de 18 dolorosos anos. Adorei!
Tá bom, no início há uma sequência que lembra um pouco o filme brasileiro Cidade de Deus (até a galinha está lá), mas passa.
Ok! Não escreverei mais ou corro o risco de contar o filme. O suspense para saber se o guri ganhará ou não a grana segue até o final. E isso é só uma pontinha do iceberg de Slumdog Millionaire. A história é muito mais densa - e marcante.
Mesmo que não ganhe o Oscar de melhor filme - tem Benjamin Button pela frente -, o "favelado milionário" já se tornou o favorito de milhões de pessoas pelo mundo. E é o meu também :)
Ah! Não perca os créditos finais do filme. Muito bom...hahahaha

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Benjamin Button


Longo (2h40min), por vezes lento e, inclusive, com final previsível. Foi o que ouvi de algumas pessoas que assistiram O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) - vídeo acima. Sinceramente, ou eles estão certos ou não se envolveram com a trama.
Posso estar totalmente errada, mas vi um filme emocionante sem ser piegas. Com uma história sensível, atuações marcantes de Brad Pitt (quem diria) e Cate Blanchett (adoro esta atriz) e uma trilha sonora de arrepiar, Benjamin Button será inesquecível para mim. O filme é uma lição de vida, de morte. Não é à toa que o filme recebeu 13 indicações ao Oscar deste ano.
Creio que cada telespectador que se envolver na trama levará consigo uma mensagem. No meu caso, me fez repensar aquela máxima - que também já ouvi outros tantos falarem - "gostaria de nascer velho e morrer bebê": Eu não gostaria.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vivendo o presente :)

É tão bom fazer coisas simples que nos dão prazer. Eu, por exemplo, abro um sorriso largo apenas por saber que o meu dia rendeu um pouco mais do que o marasmo da minha recuperação.
Hoje, acordei antes das 8h (fato que não ocorria há alguns meses, pois durmo quase a manhã inteira), melhorei nos exercícios da fisioterapia (mesmo ainda com dores) e fui ao shopping e ao cinema à tarde (uhuuuuu!!!). Parece pouquíssima coisa. Mas para quem tem vivido quase que exclusivamente pensando no futuro, viver o presente faz um bem danado.
Vi gente diferente(e eu amo isso), olhei as vitrinas, comi Mac Lanche Feliz (eu tenho uma criança dentro de mim - lol), pipoca e guaraná, e relaxei por duas horas numa sala de cinema (outra paixão).
Não importa se quase gritei ao dobrar errado o joelho direito para descer uma escada ou se ele inchou um pouquinho por caminhar além do pouco que acabei me acostumando. O mais gostoso é saber que poderei voltar a fazer estas coisas simples em pouquíssimo tempo. E sem me preocupar se voltarei para casa com dores nos joelhos ou nas pernas.
Isso que vivo agora - as dores, a preocupação de caminhar normal quando largar a muleta - é só um momento. Uma pausa. Que logo se dissipará :)))

Só mais duas coisinhas sobre ontem - o dia histórico

Duas situações envolvendo o novo presidente norte-americano Barack Obama chamaram a minha atenção nos eventos que marcaram a posse dele, ontem.
Primeiro: o sinal de hang loose (abaixo) feito por Obama (durante o desfile presidencial) enquanto cumprimentava a banda da escola onde estudou nos tempos de Havaí.

Segundo: A dança de quadril feita por ele junto com uma senhora de uns 150kg no primeiro baile da noite. Ele parecia fazer a dança dos "Snorkels" (The Snorks, em inglês), um desenho dos anos 80 (no vídeo abaixo, a abertura do desenho onde dois personagens aparecem fazendo uma parte da dancinha).

Adorei!!! (lol)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

The End of a Story. A New Beginning...

Bye-Bye, Bush!!!
Welcome, Obama!!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os melhores goleiros de todos os tempos

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou hoje o ranking histórico de goleiros. Para minha surpresa, o grande goleiro brasileiro Taffarel (foto acima) - ídolo de uma geração e um dos heróis da Copa de 1994 (quando o Brasil foi tetracampeão)- aparece apenas em 10º (?!!!).
Como ex-goleira amadora, admiro boa parte dos que estão a frente de Taffarel na lista. Porém, ele poderia aparecer entre os cinco melhores sem dúvida alguma. Abaixo, a lista (profissionais relacionados a partir de 1987):
1- Gianluigi Buffon (ITA) - 78 pontos
2- Peter Schmeichel (DIN) - 69
3- Iker Casillas (ESP) - 63
4- Oliver Kahn (ALE) - 62
5- José Luis Chilavert (PAR) - 58
6- Walter Zenga (ITA) - 55
7- Edwin van der Sar (HOL) - 53
8- Petr Cech (RTC) - 44
9- Michel Preud'homme (BEL) - 43
10- TAFFAREL (BRA) - 40
13- DIDA (BRA) - 35
27- ROGÉRIO CENI (BRA) - 13
40- MARCOS (BRA) - 7
43- ZETTI (BRA) - 6

Chuvarada

Acordei hoje, praticamente, ilhada. Uma chuva torrencial que começou por volta das 6h fez as ruas do meu bairro alagarem em menos de duas horas. Muita água em pouquíssimo espaço de tempo. Efeito de boa parte da população, que insiste em manter o terrível e vergonhoso costume de jogar lixo nas ruas. Aí, quando cai uma tromba d'água tudo transborda.
Na rua onde moro, a água subiu 20 centímetros e cobriu as calçadas. A foto acima foi feita por volta das 9h. Agora, a chuva continua em ritmo mais fraco, mas água ainda não baixou. O vento gelado que surgiu de repente - efeito de uma frente fria em pleno Verão - fez a temperatura cair de 35ºC para 20ºC em 15 horas.
Segunda-feira cinza, fria, molhada e de isolamento forçado (estou me acostumando ao termo).

domingo, 18 de janeiro de 2009

Só para constar...

Hoje, completo dois meses de cirurgia na perna direita (seis meses a perna esquerda). As dores estão diminuindo em ambas as pernas. Ainda bem :) A única coisa que continua é a sensação de que o joelho direito sai do lugar quando estou caminhando. Mas isso aconteceu com a perna esquerda logo após largar a primeira muleta. Então, acho que é "normal" (eu já disse neste blog que odeio esta palavra!)

sábado, 17 de janeiro de 2009

Música para o final de semana...

Quero um sábado e um domingo lights. Preciso repor as energias, acabar com as dores nas pernas e recomeçar a semana renovada. Então, Claude Debussy será meu companheiro durante as minhas leituras. Abaixo, um vídeo da peça Claire de Lune, de Debussy (onde o mais importante é o som). Feche os olhos e se deixe levar pela música:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PQP: As dores voltaram...

Meu humor está no pé. Desde ontem, sinto dores fortes na parte interna das pernas, na área das duas cirurgias(exatamente atrás dos joelhos). É uma dor chata que me impede, inclusive, de fazer os exercicios de força na fisio. Como se não bastasse a dor no tendão patelar da perna direita, ainda sinto este outro incômodo.
O meu fisioterapeuta acredita que tudo esteja relacionado à falta de exercicios e ao reinício dos mesmos. Porém, se antes eu me sentia 85% recuperada, hoje esta percentagem caiu para 55 %. Há dois dias não consigo produzir na fisioterapia e acabo sempre nos aparelhos para conter as dores.
Nestas horas, gosto do isolamento. É bem provável que eu esteja errada na forma de agir, mas não tenho ânimo para passar horas conversando ou sorrindo com outras pessoas. Prefiro me concentrar só na minha recuperação. Eu sei que dá certo.
Espero me recuperar neste final de semana - muito gelo, massagem e repouso - para voltar com força total à fisioterapia já na próxima segunda-feira.

Luto pelo Brasil, de Pelotas


O clube de futebol que tem a torcida mais fanática do interior do Rio Grande do Sul está de luto. No final da noite de ontem, um acidente de trânsito envolvendo o ônibus em que estavam os jogadores (entre eles, o goleiro Danrlei - ex-Grêmio) do Brasil, de Pelotas, causou a morte de três integrantes do time: o atacante Cláudio Milar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovani Guimarães.
Os jogadores voltavam para Pelotas depois de um amistoso contra o Santa Cruz (Brasil 2 x 1 Santa). O acidente ocorreu no anel de acesso da RST-471 à BR-392, próximo a o município de Canguçu.
Como torcedora do Grêmio e apaixonada por futebol, eu não poderia deixar de expressar os meus sentimentos à torcida Xavante - como são conhecidos os torcedores do Brasil-Pe. O futebol está de luto.
Mais informações sobre o acidente no site www.zerohora.com.br .

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Seriados: minhas aberturas favoritas

Viciada em seriados de televisão, sou também uma admiradora das trilhas sonoras e das aberturas interessantes das séries. Algumas delas se destacam e é impossível não ligar a música - ou as imagens - ao seriado.
Lembro quando ouvi pela primeira vez Dido cantando a linda Here With Me - e o rosto do Jason Behr (rsrsrs)- na abertura de Roswell, em 2000. Inesquecível.
Das séries atuais, Dexter tem uma das aberturas mais interessantes. Não pela trilha sonora, que é instrumental, mas pela conexão das imagens com o tema abordado pelo seriado - elas lembram o método usado pelo serial killer (Dexter) para matar assassinos que fugiram da justiça.
Agora, a que atualmente me prende na frente da tela por ter a combinação perfeita entre imagem e som é True Blood. Profana e promíscua, a abertura é uma das melhores que já vi até hoje (mas tem que ter estômago para ver a série. Muito sangue a cada 50 minutos). Quando começam os primeiros acordes de "Bad Things"(I wanna do bad things with you...), de Jace Everett, o sangue ferve...uhuuu Boa demais!
Abaixo, os vídeos das três aberturas:

Roswell


Dexter


True Blood

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Primeira bengala: Adeus!!!!!


Festa!! Larguei hoje, em definitivo (que seja assim prá sempre), a primeira bengala!!! Uhuuuuu!!!
A boa notícia veio após nova radiografia e nova consulta com o meu traumatologista/ortopedista. A placa e os quatro parafusos colocados na minha perna direita estão em seus devidos lugares (foto acima) :)
A tíbia começa a tomar nova forma. Em duas semanas deverei largar a outra muleta.
Sorrisos e foto para comemorar a notícia (acima) :)
P.S.: Hoje, a primeira cirurgia completou seis meses e a segunda, 57 dias.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Be Happy :)


Nos versos de uma Don't Worry, Be Happy made in Brazil, a cantora carioca Mart'nália tem razão:

Don't worry
Pra não
Se estressar
Be happy
Pra se alegrar
Relax
Que tudo
Fica diferente
Stress faz adoecer
Amor, rejuvenescer
Sorria mais
E leve a vida
Simplesmente

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

E o injustiçado da noite foi: Michael C. Hall !

A prévia do Oscar ocorreu na noite de ontem, durante o 66º Globo de Ouro. Tudo sobre a premiação dos melhores do cinema e da televisão você pode conferir clicando aqui e aqui. Eu, como seriadomaníaca, me interessei mais pelas premiações relativas aos seriados norte-americanos. Nenhum dos meus favoritos (será que estou tão errada assim?) acabou levando o globinho para casa. O perfeito David Duchovny e sua Californication ficaram com as mãos abanando nas categorias melhor ator em comédia e melhor série de comédia. Considero Californication muito mais interessante que 30 Rock, apesar de gostar da atuação de Alec Baldwin na série sobre os bastidores de um programa de televisão.
Agora, sinceramente, estou indignada com os eleitos nas categorias melhor série dramática e melhor ator em série dramática. Dexter e o seu ator principal, o talentoso Michael C. Hall (foto acima), foram novamente esquecidos na estante. Mad Men, vencedora como melhor série, é - digamos - boazinha. Mas lenta demais, sem tesão algum. E Gabriel Byrne, vencedor como ator por In Treatment, tem talento já provado no cinema.
Porém, não sei o que os jornalistas estrangeiros que escolhem os melhores têm contra Michael C. Hall. Será que Dexter é deixada de lado por tratar de um tema tão assustador (o serial killer que só mata "serial killers"), mas tão presente nos noticiários de alguns países?
Michael C. Hall, que já tinha atuado com perfeição no seriado A Sete Palmos, encarna com tanta perfeição um Dexter complexo, cheio de dúvidas, medos e contradições, que chega a ser impossível separar ator e personagem.
Ele foi, na minha modesta opinião, o injustiçado na noite de premiações.

Ela é a "Rainha do Futebol"

Miúda, veloz, vibrante, guerreira. A atacante brasileira dona destas características foi eleita hoje, pela terceira vez consecutiva, a melhor jogadora de futebol do mundo. Marta (foto acima), 22 anos, chorou ao ouvir o nome dela anunciado durante o Fifa Gala, em Zurique, na Suíça.
Oriunda de uma infância pobre no sertão de Alagoas, a camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol Feminino vendeu muito picolé pelas ruas antes de se tornar a “rainha do futebol mundial”. Aos sete anos, descobriu o esporte numa quadra improvisada debaixo de uma ponte, com traves de bambu e bola de borracha.
Já na adolescência, Marta fez da paixão de criança a sua profissão. Depois de rodar pelo próprio Nordeste e pelo Rio de Janeiro, onde atuou no Vasco, ela foi jogar na Suécia – aos 18 anos. E desde então, a menina dos cafundós de Alagoas viu seu nome torna-se conhecido mundialmente.
Na Copa do Mundo, na China, em 2007, a brasileira – mesmo com a medalha de prata - ganhou a chuteira de ouro, como a artilheira do campeonato, e a bola de ouro, como melhor jogadora. Nas duas últimas Olimpíadas, Marta ajudou a Seleção a ganhar a prata. Só está faltando o ouro numa destas competições para ela ser de verdade a “Pelé de saias”, como já costumam identificá-la por aí.
Mas um recorde das Seleções Brasileiras ela já tem: é a maior artilheira do Brasil em Copas do Mundo, com 10 gols.
Marta, parabéns!!!! Eu, uma apaixonada por futebol, sou tua fã!!

P.S.: Entre os homens, quem ganhou o prêmio foi o talentoso jogador português - e gato - Cristiano Ronaldo. Merecido!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Peace in the world!

Enquanto Israel redobra os ataques na Faixa de Gaza e o Hamas continua lançando foguetes, o número de mortes no Oriente Médio se aproxima de mil em 16 dias de conflito direto.
Do meu quarto (em frente ao notebook), acompanho com tristeza o desenrolar desta história que parece não tem fim. E continuo rezando pela paz no mundo.
Para iniciar a semana, deixo um trecho do discurso de Charles Chaplin no filme "O Grande Ditador":
"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

sábado, 10 de janeiro de 2009

Jörg Kachelmann und Lupin: Que bonitinho!


O apresentador Jörg Kachelmann mostrava o quadro da previsão de tempo ao vivo, numa emissora alemã, quando o gatinho chamado Lupi entrou no estúdio, na terça-feira passada. Como o felino insistiu em ficar na frente da câmera, ele acabou nos braços do apresentador até o final do quadro. Lupin pertence a um funcionário que está viajando. Jörg garantiu que o colo foi a melhor forma de controlar o gatinho até o fim da apresentação.
Óbvio que o vídeo já é um dos mais vistos no Youtube :)

Música do meu final de semana:)


Mais sobre o som gostoso da banda Beirut aqui e aqui.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vai chover...

Eu costumava duvidar do meu avô materno quando ele dizia que "o tempo estava para chuva". Geralmente, vô Dario baseava-se numa dorzinha no joelho ou no cotovelo (até hoje não sei o motivo). Como eu era criança, não ficava cuidando para ver os erros e os acertos daquelas previsões meteorológicas caseiras.
Só agora, quase 18 anos após o falecimento do vô Dario, é que dou razão ao que ele já dizia com convicção naquela época. Tenho acertado tantas previsões de chuva após as cirurgias nas tíbias que posso afirmar: vovô estava certo.
Na perna esquerda, eu sinto como se estivessem rasgando os pontos da cirurgia. Na perna direita, a sensação é tão ruim que quase se torna inexplicável. O joelho fica pesado e sinto como se alguém estivesse enfiando uma broca na placa.
O pior é que as dores começam até 24h antes da chuva. E as sensações são quase sempre iguais. Logo após os primeiros pingos, a dor acaba e tudo volta ao normal.
Meu médico já me disse que alguns pacientes sentem isso por, pelo menos, um ano. Outros enfrentam por toda a vida e acabam se acostumando com as sensações. Prefiro o primeiro grupo.
Hoje, mais uma vez, acertei a previsão. O dia estava ensolarado, o céu azul. Mas acordei com a previsão da chuva nas pernas. Até para fazer fisioterapia foi mais difícil. O engraçado é que outros pacientes na clínica também estavam sentindo dores estranhas e eu só dizia: "- Vai chover. É o tempo para chuva."
E acertei. A chuva chegou na minha cidade por volta das 21h. E as dores cessaram no mesmo instante que a primeira gota caiu sobre a terra :)

50 dias...

O tempo voa mesmo...
Mais de 50 dias se passaram (na verdade, hoje completo 52 dias) desde a minha segunItálicoda cirurgia e, acredite, nem senti. Óbvio que as duas primeiras semanas foram as mais cruéis (por culpa das dores), mas tem sido mais fácil suportar o "ócio forçado". No fundo, eu sei que agora está mais perto da "liberdade" do que em julho do ano passado. Amanhã, completarei 60 sessões de fisioterapia (sei que ainda passarei por muitas outras).
Ontem, dei adeus definitivo para a cadeira de rodas que me acompanhava desde que voltei para casa. Na próxima semana, após a nova radiografia e a nova consulta com o meu médico, estou torcendo para me livrar de uma das bengalas.
Enquanto devoro o calendário (sei de cor todas as datas, cada detalhe da minha evolução e comparo com a primeira cirurgia), me dedico com afinco na fisioterapia. Ninguém mais do que eu quer me ver recuperada. Sinto, necessito, desejo por isso...
Nem uma dorzinha aqui, ou outra ali, derrubará tudo o que já consegui neste período de recuperação.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

You start dying slowly...

Minha querida amiga Karin, de Curitiba (PR), me enviou hoje o texto abaixo - do Pablo Neruda -e amei cada linha. Então, decidi dividí-lo com quem passar por aqui. Se você não souber inglês, tem o Google Translator - no lado direito da tela - que pode ajudar na tradução :)

You start dying slowly
If you do not travel,
If you do not read,
If you do not listen to the sounds of life,
If you do not appreciate yourself.
You start dying slowly
When you kill your self-esteem;
When you do not let others help you.
You start dying slowly
If you become a slave of your habits,
Walking everyday on the same paths…
If you do not change your routine,
If you do not wear different colours
Or you do not speak to those you don't know.
You start dying slowly
If you avoid to feel passion
And their turbulent emotions;
Those which make your eyes glisten
And your heart beat fast.
You start dying slowly
If you do not change your life when you are not satisfied with your
job, or with your love,
If you do not risk what is safe for the uncertain,
If you do not go after a dream,
If you do not allow yourself,
At least once in your lifetime,
To run away from sensible advice…

Pensamento da semana...

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem diga nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."

William Shakespere - "Sonhos de Uma noite de Verão"

sábado, 3 de janeiro de 2009

Recuperação: fotos dos meus três momentos

Estou me recuperando da segunda cirurgia (desta vez, na perna direita), realizada em 19 de novembro. Mas decidi fazer uma única foto (acima), mesmo com a perna ainda inchada, juntando os três momentos da recuperação.
Para quem me pergunta sobre o processo, abaixo um resumo do problema e da solução:
- Eu nasci com joelhos geno varo (pernas cambotas).
- Desde a infância comecei a sofrer desgastes na cartilagem dos joelhos e nos ligamentos.
- Como as tíbias eram tortas o peso do corpo ficava mal distribuído sobre as pernas.
- Com o tempo, quando a cartilagem estivesse totalmente comprometida, eu começaria a sofrer desgaste ósseo.
- Após diversos tratamentos e uma artroscopia nos joelhos, a última alternativa foi modificar as tíbias (osteotomia valgizante de adição de tíbia) - alinhando corretamente elas e os joelhos.
- Para cada cirurgia foi retirado um pedaço do osso do iliaco.
- Foi feito um corte na tíbia em formato de V (chamado valgo). Antes do enxerto, o grau de correção clínica foi avaliado com meu o pé apoiado contra o abdomen do cirurgião. Depois foi enxertado o osso do ilíaco (já triturado) no local.
- Colocou-se uma placa de titânio com dois parafusos para "colar" o osso.
- No total, foram seis doloridas cirurgias (2 osteotomias, 2 artroscopias e duas retiradas de enxerto), divididas em duas etapas.
- A recuperação pediu repouso absoluto por 30 dias (com imobilização total na perna), sem colocar o pé no chão.
- Depois, apoio parcial com muletas a partir de 45 dias.
- Cerca de 90 dias depois, fui liberada para caminhar sem apoio na primeira perna.
- Na primeira perna, comecei a fisioterapia após 47 dias. Na segunda, iniciei os exercícios logo após a cirurgia (porém, tive um estiramento muscular).
- Neste momento, estou na fase de apoio parcial da segunda perna.
- Paciência e determinação são essenciais para passar por todo o processo.
Mais informações, clique aqui.

Mr. Darcy, sorry...

Na primeira vez que assisti Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), em 2006, no cinema, achei a história “comum” demais. E nem percebi “Mr. Darcy”. Não me perguntem em que mundo eu estava naquele momento, mas saí do cinema do mesmo jeito que entrei: sem grandes expectativas.
Well, quase três anos depois, preciso corrigir o erro que cometi (antes tarde do que nunca!). Terminei o livro há algumas semanas e, simplesmente, me apaixonei pela obra. Se gosto de romances, me questiono o motivo de eu não ter lido nada da escritora britânica Jane Austen até tão pouco tempo!!!
Então, na tarde chuvosa desta sexta-feira, decidi rever o filme. E fiquei maravilhada pelas interpretações de Matthew Macfadyen, como o encantador Mr. Darcy (foto abaixo), e de Keira Knightley, como a surpreendente Elizabeth Bennet, na Inglaterra rural do século XVIII.
Se, até então, meu personagem masculino preferido era o insosso Clark Kent (por culpa da Lois Lane, que eu continuo adorando), ele acaba de perder o posto (com muito atraso) para o charmoso, inteligente e apaixonante Mr. Darcy... suspiros...suspiros...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bem-Vindo 2009!

O novo ano foi recebido com uma comemoração em família (que é tradição na minha casa), brindes após a contagem regressiva, churrasco e cerveja gelada. Abaixo, divido algumas fotos com vocês :)
Eu e minha sobrinha Thielly
Eu, minha mãe e meu irmão Thiago
Eu, minha sobrinha Thielly e minha amiga Cássia
Paz e amor (mesmo que temporariamente numa cadeira de rodas)
Feliz 2009 para todos nós!!!